Your cart

Cursos e Oficinas Pré-evento

Com o objectivo de promover o intercâmbio de conhecimentos e preparar o terreno para as discussões do II Congresso Internacional em Ensino das Ciências, o ISCED-Huíla realiza, entre os dias 17 e 18 de Novembro de 2025, uma série de cursos e oficinas pré-evento voltados para académicos, estudantes, investigadores e profissionais de diversas áreas. As actividades formativas ocorrerão nas instalações do instituto e abordarão temáticas actuais e interdisciplinares, fomentando o debate científico e o desenvolvimento de competências práticas.

Introdução ao LATEX

Dinamizador: Dr. Nelson Tchingui

Objectivo: Ensinar de forma simples e prática como criar documentos apelativos e organizados em LaTeX, mesmo sem experiência prévia.

Preço: 15.000,00AOA

Tópicos

  • Introdução ao LaTeX
  • Formatação básica de texto
  • Equações, imagens e tabelas
  • Referências e modelo final.
Análise Quantitativa: Da questão de Investigação ao relatório de dados com o SPSS

Dinamizador: Dr. João Maroco

Objectivo: Descrever e discutir as etapas de realização de um projecto de investigação quantitativa, desde a formulação da pergunta de pesquisa, concepção do instrumento de medição e recolha de dados, até à análise inferencial e modelação, culminando na elaboração do relatório de resultados, recorrendo ao software estatístico SPSS ou software gratuito Jamovi (www.jamovi.org em Português).

Preço: 100.000,00AOA

Tópicos

  • Como criar questionários/escalas de pesquisa;
  • Como avaliar a qualidade psicométrica dos dados (evidência de validade e confiabilidade) usando análise factorial;
  • Análise descritiva de dados;
  • Comparações inferenciais entre grupos;
  • Modelagem com variáveis manifestas e latentes.
Inteligência Artificial no Ensino, na Investigação Científica e no Ambiente Empresarial: Tendências e Aplicações Emergentes

Dinamizadores: Dr. Alfredo Peña & Dr. Bernardo Camunda

Objectivos: 

  • Apresentar as principais tendências actuais da IA nas áreas da educação, investigação científica e negócios.
  • Explorar aplicações práticas da IA em contextos reais e acessíveis.
  • Desenvolver competências digitais e éticas no uso crítico de ferramentas baseadas em IA.

Preço: 15.000,00AOA

Tópicos

  • Introdução à IA: conceitos, histórico e evolução;
  • IA na Educação: personalização da aprendizagem, tutores inteligentes, correção automática;
  • Ferramentas práticas no ensino: demonstração com ChatGPT, Copilot, outras apps educativas;
  • IA na Investigação: pesquisa assistida, análise de dados, escrita científica com IA;
  • IA no Ambiente Empresarial: automação de processos, análise de dados, modelos de decisão;
  • Ética e desafios: viés algorítmico, autoria, transparência e privacidade;
  • Oficina prática com simulações e resolução de casos;
Teoria de Erros e Tratamento de Dados: Aplicações Práticas em Laboratório

Dinamizador: Dr. Alfredo Peña

Objectivos: 

  • Introduzir os conceitos fundamentais de erros experimentais (erros sistemáticos e aleatórios).
  • Ensinar a determinar erro absoluto, erro relativo e incerteza em medições.
  • Desenvolver competências na utilização de instrumentos de precisão e padrões certificados.
  • Promover boas práticas de registo, análise e tratamento de dados experimentais em laboratório.

Preço: 15.000,00AOA

Tópicos

Parte 1 – Conceitos e Fundamentos

  • Tipos de erros em medições: sistemáticos e aleatórios
  • Definição e cálculo do erro absoluto e relativo
  • Noção de incerteza em medições
  • Importância da repetibilidade e reprodutibilidade

Parte 2 – Prática Laboratorial

  • Utilização de instrumentos de precisão (balança analítica, paquímetro, micrómetro, termómetro digital, etc.)
  • Padrões certificados e calibração básica
  • Exercícios práticos: medições reais e cálculo de erros e incertezas
  • Registo e tratamento dos dados experimentais

Parte 3 – Aplicações e Discussão

  • Exemplos de erros em resultados de laboratório
  • Análise crítica e discussão dos dados obtidos
  • Boas práticas laboratoriais para minimizar erros
Análise de dados qualitativos: Análise de conteúdo com recurso ao NVIVO

Dinamizadores: Dr. Manuel Teixeira & Dr. Almerindo Tchivangulula

Objectivo: 

  • Familiarizar os formandos com os fundamentos da codificação e análise de entrevistas e outras fontes não estruturadas, bem como a redacção e apresentação dos resultados em teses académicas, artigos científicos ou relatórios profissionais..

Preço: 15.000,00AOA

Tópicos

  • Fundamentos da concepção do conhecimento científico no paradigma interpretativo
  • Elaboração da matriz do instrumento de recolha de dados qualitativos
  • Validação do instrumento de recolha de dados qualitativos
  • Fundamentos da Análise de Conteúdo
  • Ambientação no software NVivo
  • Análise de Conteúdo Assistida por Computador (NVivo)
  • Transcrição de entrevistas teoricamente orientada
  • Codificação no NVivo
  • Fiabilidade dos dados
  • Construção de mapas de categorias
  • Ferramentas visuais do NVivo
  • Redacção e apresentação dos resultados
Elaboração e Gestão de Projectos de Extensão Universitária

Dinamizador: Dr. Gil Cumena

Objectivo: 

  • Capacitar discentes sobre os sobre elaboração e gestão de projectos de extensão universitária como forma de garantir a participação activa da universidade na transformação da realidade social e na valorização recíproca de saberes.

Preço: 15.000,00AOA

Tópicos

  • Compreender a evolução histórica da Extensão Universitária;
  • Diferenciar a Extensão Universitária do Assistencialismo;
  • Reconhecer o enquadramento legal da Extensão Universitária em Angola;
  • Familiarizar dois projectos de Extensão universitária realizados e em realização;
  • Despertar aos participantes sobre a importância da Extensão Universitária na construção da identidade profissional de futuros professores;
  • Estimular a elaboração de Projectos diversos para o desenvolvimento da Extensão Universitária na Formação Inicial de Professores;
  • Criar autonomia procedimental aos discentes para a construção de projectos de acordo com as suas aspirações.
Valorização dos Resíduos Sólidos Urbanos (lixo) na Escola e Comunidade

Dinamizadores: Dr.ª Nilza Costa (1); Dr. ª Violanda Carvalho (2); Dr.ª Maria Isabel Galamba (3)

Com a colaboração de Dr.ª Lurdes Maria de Carvalho Antas

(1) CIDTFF, Portugal
(2) Gabinete Provincial do Ambiente Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários da Huíla
(3) Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla/ISCED-Huíla (Lubango)

Introdução

Esta formação insere-se nas actividades do Projecto “Cidades Sustentáveis em Angola: contributos de um estudo sobre os Resíduos Sólidos no Lubango”, financiado pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola, em desenvolvimento desde 2022, coordenado pelo ISCED-Huíla e realizado em parceria com o Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro (Portugal), o Gabinete Provincial do Ambiente Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários da Huíla, e o Gabinete Municipal da Educação do Lubango. A formação tem uma componente teórica, onde a intervenção dos participantes será encorajada, e uma componente prática.

Objectivos: 

  • Apresentar a Estratégia Nacional da Educação Ambiental sobre o lixo urbano;
  • Discutir a problemática do lixo e seus impactos (ex. na saúde, no ambiente);
  • Analisar a política do 3R´s;
  • Discutir o papel da educação na mitigação dos impactos negativos do lixo;
  • Explorar exemplos de reutilização e reciclagem do lixo.

Preço: 15.000,00AOA

Tópicos

  • Estratégia Nacional da Educação Ambiental sobre lixo
  • Resíduos sólidos urbanos e seus impactos
  • Referencial da política dos 3 R’s
  • Transformação de resíduos sólidos orgânicos: compostagem
  • Transformação de lixo em arte
Vibe Coding aplicado à Educação: Aprende a criar os seus próprios softwares com IA

Dinamizadores: Dr. Rosario Correia

Objectivo: 

  • Capacitar os participantes para compreender, aplicar e adaptar a abordagem de vibe coding em contextos educativos, com foco no ensino de Ciências.

Preço: 15.000,00AOA

Tópicos

Fundamentos e contexto do Vibe Coding

  • Definição e origem.
  • Paradigmas e metodologias.
  • Vantagens e limitações no contexto educativo.
  • Debate inicial sobre possibilidades no ensino de Ciências.

Aplicações educativas e científicas

  • Estudos de caso.
  • Projetos de prototipagem rápida em ambientes de recursos limitados.
  • Ferramentas AI-assistidas voltadas para educação.

Oficina prática com ferramentas

  • Apresentação da plataforma.
  • Desenvolvimento de protótipo em grupo – app para o professor controlar a avaliação sistemática dos seus alunos.
  • Testes e iteração.

Estratégias pedagógicas e implementação

  • Inserção do vibe coding em metodologias ativas.
  • Inclusão e diversidade no uso de tecnologia.
  • Avaliação e acompanhamento dos projetos dos participantes.
  • Discussão sobre ética, segurança e qualidade no uso de IA e programação rápida.
Caminhos teórico-metodológicos para pesquisar memórias

Dinamizadores: Dr. Rosario Correia

Objectivos: 

  • Compreender os Caminhos teórico-metodológicos para pesquisar memórias produzindo conhecimentos histórico-educacionais.
  • Desenvolver estudos em torno de memórias e suas interfaces com a pesquisa histórica-educacional;
  • Construir conhecimentos histórico-educacionais tomando como base as memórias;
  • Apresentar experiências de pesquisa com memórias;

Preço: 15.000,00AOA

Tópicos

  • Apresentação do curso, dos participantes
  • Debate dos conceitos de memória, rememoração, experiencia e narrativas
  • Panorama e contexto histórico do uso de memórias
  • Possibilidades de pesquisas históricas e Educativas
  • Uma pesquisa: Decolonizando tempos, espaços e memórias: a Educação na Província da Huíla – Angola
pt_AOPortuguese