Cursos e Oficinas Pré-evento
Com o objectivo de promover o intercâmbio de conhecimentos e preparar o terreno para as discussões do II Congresso Internacional em Ensino das Ciências, o ISCED-Huíla realiza, entre os dias 17 e 18 de Novembro de 2025, uma série de cursos e oficinas pré-evento voltados para académicos, estudantes, investigadores e profissionais de diversas áreas. As actividades formativas ocorrerão nas instalações do instituto e abordarão temáticas actuais e interdisciplinares, fomentando o debate científico e o desenvolvimento de competências práticas.
Introdução ao LATEX
Dinamizador: Dr. Nelson Tchingui
Objectivo: Ensinar de forma simples e prática como criar documentos apelativos e organizados em LaTeX, mesmo sem experiência prévia.
Preço: 15.000,00AOA
Tópicos
- Introdução ao LaTeX
- Formatação básica de texto
- Equações, imagens e tabelas
- Referências e modelo final.
Análise Quantitativa: Da questão de Investigação ao relatório de dados com o SPSS
Dinamizador: Dr. João Maroco
Objectivo: Descrever e discutir as etapas de realização de um projecto de investigação quantitativa, desde a formulação da pergunta de pesquisa, concepção do instrumento de medição e recolha de dados, até à análise inferencial e modelação, culminando na elaboração do relatório de resultados, recorrendo ao software estatístico SPSS ou software gratuito Jamovi (www.jamovi.org em Português).
Preço: 100.000,00AOA
Tópicos
- Como criar questionários/escalas de pesquisa;
- Como avaliar a qualidade psicométrica dos dados (evidência de validade e confiabilidade) usando análise factorial;
- Análise descritiva de dados;
- Comparações inferenciais entre grupos;
- Modelagem com variáveis manifestas e latentes.
Inteligência Artificial no Ensino, na Investigação Científica e no Ambiente Empresarial: Tendências e Aplicações Emergentes
Dinamizadores: Dr. Alfredo Peña & Dr. Bernardo Camunda
Objectivos:
- Apresentar as principais tendências actuais da IA nas áreas da educação, investigação científica e negócios.
- Explorar aplicações práticas da IA em contextos reais e acessíveis.
- Desenvolver competências digitais e éticas no uso crítico de ferramentas baseadas em IA.
Preço: 15.000,00AOA
Tópicos
- Introdução à IA: conceitos, histórico e evolução;
- IA na Educação: personalização da aprendizagem, tutores inteligentes, correção automática;
- Ferramentas práticas no ensino: demonstração com ChatGPT, Copilot, outras apps educativas;
- IA na Investigação: pesquisa assistida, análise de dados, escrita científica com IA;
- IA no Ambiente Empresarial: automação de processos, análise de dados, modelos de decisão;
- Ética e desafios: viés algorítmico, autoria, transparência e privacidade;
- Oficina prática com simulações e resolução de casos;
Teoria de Erros e Tratamento de Dados: Aplicações Práticas em Laboratório
Dinamizador: Dr. Alfredo Peña
Objectivos:
- Introduzir os conceitos fundamentais de erros experimentais (erros sistemáticos e aleatórios).
- Ensinar a determinar erro absoluto, erro relativo e incerteza em medições.
- Desenvolver competências na utilização de instrumentos de precisão e padrões certificados.
- Promover boas práticas de registo, análise e tratamento de dados experimentais em laboratório.
Preço: 15.000,00AOA
Tópicos
Parte 1 – Conceitos e Fundamentos
- Tipos de erros em medições: sistemáticos e aleatórios
- Definição e cálculo do erro absoluto e relativo
- Noção de incerteza em medições
- Importância da repetibilidade e reprodutibilidade
Parte 2 – Prática Laboratorial
- Utilização de instrumentos de precisão (balança analítica, paquímetro, micrómetro, termómetro digital, etc.)
- Padrões certificados e calibração básica
- Exercícios práticos: medições reais e cálculo de erros e incertezas
- Registo e tratamento dos dados experimentais
Parte 3 – Aplicações e Discussão
- Exemplos de erros em resultados de laboratório
- Análise crítica e discussão dos dados obtidos
- Boas práticas laboratoriais para minimizar erros
Análise de dados qualitativos: Análise de conteúdo com recurso ao NVIVO
Dinamizadores: Dr. Manuel Teixeira & Dr. Almerindo Tchivangulula
Objectivo:
- Familiarizar os formandos com os fundamentos da codificação e análise de entrevistas e outras fontes não estruturadas, bem como a redacção e apresentação dos resultados em teses académicas, artigos científicos ou relatórios profissionais..
Preço: 15.000,00AOA
Tópicos
- Fundamentos da concepção do conhecimento científico no paradigma interpretativo
- Elaboração da matriz do instrumento de recolha de dados qualitativos
- Validação do instrumento de recolha de dados qualitativos
- Fundamentos da Análise de Conteúdo
- Ambientação no software NVivo
- Análise de Conteúdo Assistida por Computador (NVivo)
- Transcrição de entrevistas teoricamente orientada
- Codificação no NVivo
- Fiabilidade dos dados
- Construção de mapas de categorias
- Ferramentas visuais do NVivo
- Redacção e apresentação dos resultados
Elaboração e Gestão de Projectos de Extensão Universitária
Dinamizador: Dr. Gil Cumena
Objectivo:
- Capacitar discentes sobre os sobre elaboração e gestão de projectos de extensão universitária como forma de garantir a participação activa da universidade na transformação da realidade social e na valorização recíproca de saberes.
Preço: 15.000,00AOA
Tópicos
- Compreender a evolução histórica da Extensão Universitária;
- Diferenciar a Extensão Universitária do Assistencialismo;
- Reconhecer o enquadramento legal da Extensão Universitária em Angola;
- Familiarizar dois projectos de Extensão universitária realizados e em realização;
- Despertar aos participantes sobre a importância da Extensão Universitária na construção da identidade profissional de futuros professores;
- Estimular a elaboração de Projectos diversos para o desenvolvimento da Extensão Universitária na Formação Inicial de Professores;
- Criar autonomia procedimental aos discentes para a construção de projectos de acordo com as suas aspirações.
Valorização dos Resíduos Sólidos Urbanos (lixo) na Escola e Comunidade
Dinamizadores: Dr.ª Nilza Costa (1); Dr. ª Violanda Carvalho (2); Dr.ª Maria Isabel Galamba (3)
Com a colaboração de Dr.ª Lurdes Maria de Carvalho Antas
(1) CIDTFF, Portugal
(2) Gabinete Provincial do Ambiente Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários da Huíla
(3) Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla/ISCED-Huíla (Lubango)
Introdução
Esta formação insere-se nas actividades do Projecto “Cidades Sustentáveis em Angola: contributos de um estudo sobre os Resíduos Sólidos no Lubango”, financiado pelo Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola, em desenvolvimento desde 2022, coordenado pelo ISCED-Huíla e realizado em parceria com o Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro (Portugal), o Gabinete Provincial do Ambiente Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários da Huíla, e o Gabinete Municipal da Educação do Lubango. A formação tem uma componente teórica, onde a intervenção dos participantes será encorajada, e uma componente prática.
Objectivos:
- Apresentar a Estratégia Nacional da Educação Ambiental sobre o lixo urbano;
- Discutir a problemática do lixo e seus impactos (ex. na saúde, no ambiente);
- Analisar a política do 3R´s;
- Discutir o papel da educação na mitigação dos impactos negativos do lixo;
- Explorar exemplos de reutilização e reciclagem do lixo.
Preço: 15.000,00AOA
Tópicos
- Estratégia Nacional da Educação Ambiental sobre lixo
- Resíduos sólidos urbanos e seus impactos
- Referencial da política dos 3 R’s
- Transformação de resíduos sólidos orgânicos: compostagem
- Transformação de lixo em arte
Vibe Coding aplicado à Educação: Aprende a criar os seus próprios softwares com IA
Dinamizadores: Dr. Rosario Correia
Objectivo:
- Capacitar os participantes para compreender, aplicar e adaptar a abordagem de vibe coding em contextos educativos, com foco no ensino de Ciências.
Preço: 15.000,00AOA
Tópicos
Fundamentos e contexto do Vibe Coding
- Definição e origem.
- Paradigmas e metodologias.
- Vantagens e limitações no contexto educativo.
- Debate inicial sobre possibilidades no ensino de Ciências.
Aplicações educativas e científicas
- Estudos de caso.
- Projetos de prototipagem rápida em ambientes de recursos limitados.
- Ferramentas AI-assistidas voltadas para educação.
Oficina prática com ferramentas
- Apresentação da plataforma.
- Desenvolvimento de protótipo em grupo – app para o professor controlar a avaliação sistemática dos seus alunos.
- Testes e iteração.
Estratégias pedagógicas e implementação
- Inserção do vibe coding em metodologias ativas.
- Inclusão e diversidade no uso de tecnologia.
- Avaliação e acompanhamento dos projetos dos participantes.
- Discussão sobre ética, segurança e qualidade no uso de IA e programação rápida.
Caminhos teórico-metodológicos para pesquisar memórias
Dinamizadores: Dr. Rosario Correia
Objectivos:
- Compreender os Caminhos teórico-metodológicos para pesquisar memórias produzindo conhecimentos histórico-educacionais.
- Desenvolver estudos em torno de memórias e suas interfaces com a pesquisa histórica-educacional;
- Construir conhecimentos histórico-educacionais tomando como base as memórias;
- Apresentar experiências de pesquisa com memórias;
Preço: 15.000,00AOA
Tópicos
- Apresentação do curso, dos participantes
- Debate dos conceitos de memória, rememoração, experiencia e narrativas
- Panorama e contexto histórico do uso de memórias
- Possibilidades de pesquisas históricas e Educativas
- Uma pesquisa: Decolonizando tempos, espaços e memórias: a Educação na Província da Huíla – Angola