
João Marôco,
PhD
João Marôco, Ph.D., é professor catedrático na Universidade Lusófona, onde leciona Análise Estatística e Métodos de Investigação. Presta consultoria ao Banco Mundial e à Iniciativa de Educação Teresa e Alexandre Soares dos Santos. Anteriormente, coordenou estudos de avaliação em larga escala no IAVE, I.P. Os workshops e palestras de Marôco sobre Análise Estatística, Psicometria e Análise de Equações Estruturais abrangem principais universidades a nível global. Os seus interesses de investigação incluem a avaliação de escalas psicométricas e a avaliação de estudantes em larga escala. Com mais de 450 artigos e quatro livros, Marôco é altamente citado, ocupando o top 2% dos académicos portugueses e dos cientistas mundiais (Google Scholar, H = 82; i10 = 336). Para além da academia, as suas contribuições para jornais e programas de media portugueses estabelecem-no como uma voz proeminente no discurso educacional.

Marçal de Menezes Paredes,
PhD
Professor dos cursos de Relações Internacionais e de História e dos Programas de Pós-Graduação em História e Sociologia e Política da PUCRS. Pesquisador do CNPq e. Coordenador do Laboratório de História das Sociedades Ibéricas e Americanas e Contexto Global vinculado ao PPGH/PUCRS. Foi Visiting Professor no Departamento de História da York University (Toronto, Canadá) entre 2019-2020 e em 2023-2024. É Doutor em História pela Universidade de Coimbra, Portugal (2007). É membro do comitê editorial da coleção Lusophone African World da TAGUS Press, University of Massachussets. É membro do Executive Board da Lusophone Studies Association (York University, Canadá). Pesquisador-Associado ao Centro de Estudos do Século 20 (CEIS20) da Universidade de Coimbra e do Instituto de História Contemporânea da universidade Nova de Lisboa, ambos de Portugal. Publicações recentes: PAREDES, M. M. (2024) “The Canadian Broad Left and the anticolonial struggle at home and abroad: The case of the Toronto Committee for the Liberation of Portugal’s African Colonies” In: LOPES, Rui & TELEPNEVA, N. Globalizing Independence Struggles of Lusophone Africa. Anticolonial and Postcolonial Politics. London: Zed Books, pp.139-154; PAREDES, M.M. & NASCIMENTO, A (2024). Personalismos Políticos nos Países de Língua Portuguesa. Porto Alegre: Edipucrs; Principais interesses de pesquisa: história contemporânea dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), do Timor Leste e de Portugal, com ênfase no contexto das redes anticoloniais no cenário lusófono da Guerra Fria na perspectiva da História Global do século XX. E-mail: marcal.paredes@pucrs.br

José C. Curto,
PhD
José C. Curto é Senior Scholar no Departamento de História da York University (Canadá), Professor Estrangeiro Associado no Programa de Pós-graduação em História, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil), e Investigador no Centro de Estudos Africanos, Universidade do Porto (Portugal). É membro do Harriet Tubman Institute for Research on Africa and its Diasporas, da York University, Editor Associado da Portuguese Studies Review, integrante da Comissão Editorial da coleção «Negritudes» da Editora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), antigo co-editor da African Economic History, e Ex-Presidente da Lusophone Studies Association e da Canadian Association of African Studies. Foi premiado em 2024 pela Canadian Association of African Studies por suas contribuições. Suas publicações, publicadas em inglês, francês, português e espanhol, centram-se no comércio de álcool e de escravos, na demografia histórica e na escravatura em Angola: as mais recentes incluem “Escravos/as e suas Ocupações em Moçâmedes, 1854-1860”, Afro-Ásia 72 (2025) no prelo, e “O arquivo paroquial de Muxima: inventário e considerações sobre uma fonte arquivística quase perdida”, Africana Studia 41 (2024): 165-180. A sua investigação atual centra-se na reconstrução do passado populacional de Muxima (Angola) desde o início de 1700 até meados de 1800. E-mail: jccurto@yorku.ca

Nilza Costa,
PhD
Nilza Costa, PhD, é Professora Catedrática aposentada, desde 2019, da Universidade de Aveiro (Portugal), onde trabalhou durante cerca de 40 anos, e membro efetivo, desde a sua fundação em 1994, do Centro de Investigação “Didática e Tecnologia na Formação de Formadores” /CIDTFF da mesma universidade. Apesar da sua aposentadoria, as suas atividades de investigação continuam, nomeadamente nas áreas da Didática da Física, Formação de Professores (do ensino secundário e superior), Cooperação internacional e seu impacto, nomeadamente com Países da CPLP, e Avaliação e sustentabilidade em educação. Iniciou a sua colaboração com o ISCED-Huíla em 2012, e desde aí tem lecionado a disciplina de “Didática e Currículo da Física” do Mestrado em Ensino das Ciências, orientado dissertações de Mestrado, colaborado em projetos de investigação, e publicado artigos em co-autoria com investigadores dessa Instituição.

Bernardo Filipe Matias,
PhD
Bernardo Filipe Matias, é Doutor em Educação, com especialização em tecnologias educativas pela Universidade de Ciências Pedagógicas de Havana- Cuba, Mestre em Tecnologias de Informação aplicadas a empresa pela Universidade Politécnica de Madrid, é docente do ISCED-Huíla desde 1992 e Docente colaborador em várias universidades com destaque para a faculdade de Economia da Universidade Mandume Ya Ndemufayo desde 2005. Desde 2003 tem trabalhado na criação e promoção e gestão de cursos de pós – graduação no ISCED-Huíla. Tem publicações em áreas como gestão de cursos de pós-graduação, gestão de resíduos sólidos e tecnologias educativas aplicadas ao ensino da Informática e da Matemática.

Bernardo Rodrigues,
PhD
Bernardo Rodrigues, PhD, é professor catedrático na Universidade de Pretoria onde leciona Algebra avançada. Os seus principais interesses científicos estão centrados em estudos sobre códigos lineares invariantes sob á acção de grupos finitos e aplicações destes á problemas em Engenharia de Comunicações, e em Matemática. Tem trabalhos publicados sobre estudos relacionados com a Matemática da propagação de doenças transmissíveis, a saber a tuberculose e o uso de drogas letais, e o design de medicamentos por meio da teoria de grafos. No decurso da carreira academica á presente data, produziu 89 artigos científicos, de entre os quais 4 capítulos em livros, e 85 artigos em diversas revistas científicas nas áreas de Algebra, Teoria de grafos aplicada á criação de modelos para o estudo de doenças transmissíveis, Teoria de Códigos Correctores de Erros e Teoria de grupos. Foi orientador de 13 teses de licenciatura, 12 teses de mestrado e 5 teses de doutoramento e 4 pós-doutoramentos. Neste momento tem 3 doutorandos sob sua orientação. É professor convidado da Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto, e foi professor visitante nas Universidades da Namíbia, Zimbabwe, Auckland (Nova Zelândia), Livre de Bruxelas, Tilburg (Holanda), Ghent (Bélgica), Sydney (Austrália), Michigan Techonological University e Michigan State University (EUA), Rijeka (Croácia), Kibabii (Quênia), Mzuzu (Malawi). Foram-lhe outorgados vários méritos de destaque, entre os quais as mais recentes são: 3 bolsas de mobilidade acadêmica pelo Programa Erasmus Mundus Plus e uma bolsa pela prestigiosa Fulbright Foundation.

Eugénio Alves da Silva,
PhD
Eugénio Alves da Silva é professor há 49 anos, 42 dos quais no ensino superior. Foi docente em todos os níveis do ensino em Angola. É doutorado em Educação, na especialidade de Organização e Administração Escolar, pela Universidade do Minho (Portugal). Tem ministrado aulas em Universidades em Angola, Portugal, Moçambique, Timor Leste e Brasil. Publicou várias obras sobre o sistema educativo angolano e a administração universitária.

Eliseu Chipaco
PhD
Eliseu Chipaco, é Docente universitário há 15 anos, Professor Auxiliar no Instituto
Superior Politécnico Sol Nascente (ISPSN) no programa de Pós-Graduação de
Didáctica de Investigação Científica no Ensino Superior e Director do Centro de
investigação Sol Nascente. Com um doutoramento em Ciências da Educação e
aprofundamento em Educação e Tecnologia pela Universidade Católica Portuguesa,
seus principais interesses científicos estão centrados em estudos sobre tecnologias
emergentes aplicadas na educação, profissionalidade docente, gestão de
instituições educativas e gestão estratégica aplicada e Instituições de ensino
superior. Tem ministrado aulas em Instituições de Ensino Superior em Angola e
Moçambique. Editou monográficos e revisou artigos em revistas científicas
angolanas. Anteriormente, foi editor-chefe da revista Orbita pedagógica do ISCED
Huambo e actualmente é Editor-chefe da Revista Sol Nascente e Presidente do
ISPSN. Email: echipaco@gmail.com